Raio X do Futebol Brasileiro por Estado

Há quem diga que, pela quantidade de troféus e craques, o Brasil seja o país do futebol. No entanto, em nível profissional a frase é contrariada pelos fatos, já que os 650 clubes que atualmente disputam competições profissionais no Brasil (todas as divisões de estaduais e nacionais) estão distribuídos por apenas 422 dos 5.570 municípios brasileiros. O que significa que cerca de 100 milhões de pessoas (cerca de metade da população do país) vivem em cidades sem nenhum futebol, além daquele que é praticado de forma recreativa. Não bastasse a pouca penetração geográfica, na média, a atividade desses clubes ocupa apenas 35% do calendário útil do futebol, equivalente a cerca de três meses do ano.

Esse Raio X do futebol brasileiro permite apontar as tantas oportunidades perdidas de criação de uma verdadeira indústria do futebol brasileiro, que seja geradora de renda, emprego e impostos, com verdadeira abrangência territorial, e que fortaleça a revelação de mais e mais talentos.

Acesse o relatório completo:

https://www.pluriconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Raio-X-do-Futebol-Brasileiro-por-Estado-PLURI-Consultoria.pdf

Assine a nossa newsletter